• Updated: Thursday, July 13, 2000

  • Visita do Ministro Geral à Província
    da Santa Cruz no Brasil

    Ao anoitecer do dia 25 de junho de 2000, o servo de Deus e Ministro da Ordem dos Frades Menores, Frei Giacomo Bini, acompanhado do Definidor Geral para a América Latina Frei Gerardo Moore, chegou à Província da Santa Cruz para uma breve visita aos irmãos que buscam levar adiante o ideal de nosso Seráfico Pai nas terras mineiras e sul-baianas.

    Acolhido na sede provincial, participou, naquela noite, de um recreio com os confrades que ali residem. Na manhã do dia 26, logo cedo, viajou cerca de 250Km para a região da Serra da Mantiqueira, mais propriamente para o Seminário Seráfico Santo Antônio, de Santos Dumont, onde reuniu-se com os frades que residem na região da Zona da Mata e, na parte da tarde, teve um fraterno encontro com todos os formandos e formadores da Província. Nesse encontro o Ministro Geral procurou animar os jovens para a busca de uma verdadeira consagração e fidelidade ao carisma franciscano. Tal encontro foi encerrado com uma solene Celebração Eucarística e, assim, todos regressaram para suas casas, retornando o Ministro Geral para Belo Horizonte onde passou os demais dias de sua visita.

    O dia 27 foi marcado por encontros com frades das diversas regiões da Província que acorreram ate à capital do estado para se confraternizarem e refletirem juntamente com Frei Giacomo. Logo cedo, o Ministro presidiu uma celebração eucarística no Convento das Irmãs Clarissas Franciscanas Missionárias do Santíssimo Sacramento e dedicou o restante da manhã à reunião com o Governo Provincial. Juntos puderam refletir sobre a realidade atual da Província, bem como pensar nos desafios que se apresentam neste tempo pré-capitular.

    Na parte da tarde, reuniu-se com os guardiães, formadores e representantes das equipes provinciais. Neste encontro, entre tantos assuntos, o Ministro Geral alertou para uma necessidade de trabalho em conjunto entre Definitório, Formadores e Guardiães, bem como de um melhor acompanhamento dos frades mais jovens, alertando para o importante papel dos guardiães como acompanhadores, mais que administradores. Puderam partilhar um pouco da realidade provincial, bem como da situação da Ordem hoje, principalmente do grande apelo missionário que soa aos nossos ouvidos, frente à grande necessidade de várias partes do mundo. O dia foi encerrado com uma confraternização entre os frades.

    Na manhã do dia 28 o Ministro Geral dirigiu-se ao Mosteiro de Santa Clara para um encontro com as Damas Pobres, onde procurou animá-las na vivência da contemplação e da vida em fraternidade, como fiéis discípulas de Santa Clara.

    Logo após, dirigiu-se ao colégio Santo Antônio onde pôde ter um breve contato com alguns alunos e almoçar com os frades que ali residem.

    Na tarde do mesmo dia, foi a vez de se encontrar com os frades que vivem a ´terceira idadeª, animando-os e fortalecendo-os na vivência da oração, do serviço e do lazer. Ressaltando que muito têm a contribuir para a vivência sadia da fraternidade provincial.

    Uma grande celebração marcou o fim da visita do Ministro Geral. Representantes das mais diferentes fraternidades da Família Franciscana de Belo Horizonte e região se reuniram na Igreja de São Francisco das Chagas para uma Solene Eucaristia presidida por Frei Giacomo Bini. Representantes das três ordens franciscanas deram uma alegria e brilho especial à festa; nem mesmo as Clarissas do Mosteiro faltaram a essa festa! Com muita simplicidade o Ministro Geral dirigiu-se a toda a Família Franciscana com palavras afáveis e cheias de vida. Convocou-nos a levarmos adiante o carisma franciscano como uma das saídas para os inúmeros problemas que assolam a humanidade, principalmente a juventude.

    O coral dos hansenianos da Colônia Santa Isabel fez uma bela apresentação, tanto na celebração Eucarística como na Confraternização realizada posteriormente. Muitas crianças vieram, com canto, dança e muita alegria, saudar o Ministro Geral e fazer uma bela homenagem ao Pai Seráfico.

    A multidão reunida para a oração, permaneceu unida numa fraterna confraternização no salão da igreja. Todos, com sorrisos nos lábios, voltaram para suas casas com o coração ardendo frente ao revigoramento da vocação franciscana proporcionado por tão singular momento na história da Família Franciscana.

    Na manhã do dia 29, Frei Giacomo Binni e Frei Gerardo Moore deixaram as terras montanhosas de Minas Gerais e regressaram a Roma. Sem dúvidas, essa visita serviu-nos para um maior desejo de vivermos, na fidelidade, nossa vida de menores e peregrinos pelo mundo. O Ministro Geral, como fiel discípulos de São Francisco, cumpriu o papel de animador, provocando-nos para os grandes desafios que se nos apresentam nesse momento histórico, não deixando com que nos desanimemos frente aos inúmeros problemas que temos que enfrentar em nossa lida diária.

    Que Deus abençoe esse peregrino, a fim de que possa levar a outras parte do mundo o vigor e a simplicidade que semeou em nossas terras!

    Frei Gilberto Teixeira


    Foto 1:
    Encontro del Ministro Geral com Frades e formandos, Santos Dumont, Provincia Santa Cruz

    Foto 2:
    Visita al Colégio Santo Antônio, Belo Horizonte, Provincia Santa Cruz

    Foto 3:
    O Ministro Geral e Frei Gerardo com o Definitório, Provincia Santa Cruz

     



    © Macmade on Thu, Jul 13, 2000 at 21:15:10 by John Abela ofm (Communications Office - Rome)
    HTML 3.0 compatible Java enabled browser required - Best viewed with Netscape at 640x480x67Hz
    Maintained by John Abela ofm and Gianfranco Pinto Ostuni ofm